Sistema ERP orientado para processos
O que é o sistema ERP? Como funciona? Se essas dúvidas permeiam sua cabeça, saiba mais sobre o ERP e como ele pode te ajudar no dia a dia do seu negócio!
Podemos dividir o sistema ERP em duas categorias:
- Sistema ERP orientado para Operações
- Sistemas ERP orientados para Processos
Qual a diferença entre eles?
O sistema ERP orientado para operação cumpre o seu papel de executar com propriedade as principais operações de uma empresa, tais como: vender, faturar, controlar contas a pagar e receber, controlar estoques, compras, produção, etc.
Tendem a ser mais engessados e menos flexíveis a mudanças, como alguns comportamentos por meio de parâmetros pré-definidos e previstos pelo fabricante.
Neste caso, empresas com processos mais específicos têm dificuldades em serem atendidos por sistemas ERPs orientados para Operação, pois estabelece um nível mais superficial de controle de processos, sendo necessário complementar através de controles manuais e/ou de sistemas paralelos, muitos deles em planilhas eletrônicas, ou seja, não integrados ao sistema principal.
O efeito colateral são informações dessincronizadas com prazos de disponibilidades distintas, dificultando o processo decisório, tornando lento e pouco preciso.
Por outro lado, o sistema ERP orientado para Processos, como diz o próprio nome, tem estruturas mais flexíveis para poder atender a processos mais específicos. Com ele, as empresas tendem a alcançar um nível de eficiência operacional muito mais elevada e muito mais controlada.
O que o sistema proporciona?
O sistema ERP orientado para processos, além de atender as principais operações da empresa, permite customizar seu fluxo operacional para atender processos e regras de negócio bem específicos, elevando brutalmente o nível de controle, dando mais velocidade aos processos com um custo muito menor.
Pelo fato de permitir a customização operacional, a implantação desse sistema tende a ter um custo bem maior do que o ERP orientado para operação, mas por outro lado, os resultados obtidos podem ser extremamente compensadores, dado que eles podem dar um suporte muito maior à operação e ao negócio da empresa, tanto no sentido de expansão, quanto no sentido de crescimento.
Vantagens desse sistema
Em resumo, as vantagens de um sistema ERP orientado para processos são:
- Permite implementar com precisão regras de negócios que são críticos na operação da empresa.
- Elimina a existência de sistemas paralelos em processos críticos do negócio, fazendo com que as informações trafeguem de forma integrada e disponibilizada On Line e Real Time.
- Trazem mais velocidade aos processos, com redução drásticas dos níveis de erros, ou seja, elevam drasticamente a eficiência operacional da empresa, resultando em maior competitividade no mercado.
- Torna os processos menos impessoais, ou baseados no conhecimento de algumas pessoas, padronizando sua implementação dentro do sistema ERP.
- Compartilhamento de processos específicos, tornando o desempenho do negócio mais sistematizado.
- Preserva os diferenciais da empresa em um contexto de menor custo, mais precisão e mais velocidade operacional.
Conclusão
A adoção de um sistema ERP orientado para processos pode valer muito apena, mesmo com custos de implementações mais elevados, na medida em que os níveis de retorno são maiores do que os níveis de investimentos.
Em alguns casos, a justificativa nem sempre é somente financeira, em muitos casos, a concorrência delimita níveis mínimos de qualidade e eficiência, com isso a migração para um sistema ERP orientado para processos será inevitável.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!