Melhores práticas da gestão empresarial integrada
O sucesso empresarial é reflexo da gestão empresarial integrada. É o produto das decisões assertivas tomadas por seus gestores. Boas decisões levam a bons resultados. Boas decisões são tomadas com base em informações precisas e relevantes, e a informação é a base de um bom planejamento, sendo este o resultado do uso inteligente das informações.
Um gestor de marketing precisa conhecer o mercado, o perfil dos consumidores, os concorrentes e o equilíbrio de forças dentro da cadeia de valor para decidir a viabilidade de um determinado produto e melhorar a gestão empresarial integrada.
Ele pode, inclusive, tomar as decisões erradas tendo as informações corretas, mas dificilmente tomará a decisão correta sem informações adequadas.
Um gestor financeiro, para controlar o fluxo de caixa de forma eficiente, precisa ter informações precisas sobre todas as transações da empresa, incluindo previsão de vendas, sazonalidade, prazos de pagamento e recebimento, volume de estoque, despesas fixas e custos de produção.
Já um gerente de vendas precisa ter informações sobre previsão de vendas, capacidade de atender a demanda, produtividade individual da equipe e desempenho por região para poder tomar decisões sobre aumento, diminuição ou redistribuição dos vendedores. Da mesma forma, ele precisa também ter uma boa gestão das oportunidades (pipeline), conhecer bem o perfil do seu cliente, acompanhar todos os processos comerciais, ter metas bem definidas e ter ferramentas para gerir e acompanhar todos os processos comerciais para uma gestão empresarial integrada.
Assim, cada departamento precisa ter e saber analisar relatórios de produtividade individual e coletiva, além de custos administrativos e operacionais para tomar decisões sobre contratar ou demitir, redesenhar processos, assim como identificar necessidade de investimento em tecnologia.
Os relatórios sobre o fluxo dos estoques servem de parâmetro para decisões corretas de reposição, pois a falta de estoques pode gerar perda de oportunidades de vendas ou atrasos na entrega e o excesso de estoque imobiliza capital, consumindo o capital de giro da empresa.
Informações como o volume de reclamações, satisfação de clientes e taxas de abandono mostram se a empresa está prestando um serviço de qualidade e se ela é percebida pelos clientes.
Afinal, toda decisão converge para a necessidade de informação, que é a matéria-prima mais valiosa para a gestão de qualquer empresa que busca o crescimento sustentável.
Gestão integrada
Todos os exemplos já dados apontam necessidades específicas para cada departamento, mas a verdade é que elas são decisões corporativas. Cada decisão tomada em cada departamento afeta a companhia como um todo, já que não é possível tomar decisões isoladas sem que elas afetem os demais departamentos, e os resultados da empresa inteira.
Se as finanças vão mal, a empresa tem que reduzir custos e/ou aumentar as vendas. Agora, se para aumentar as vendas, a empresa opta por diversificar ou lançar um novo produto, em ambos os casos serão necessários novos investimentos, mas se a empresa vai mal nas finanças, qual a melhor decisão?
Nem sempre a melhor decisão para um caso é a mesma para todas as situações. Quem vai ditar o caminho são as informações que a empresa tem para garantir maior segurança às decisões.
Por isso, é preciso planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa de uma forma que o gestor tenha uma visão integrada de todas as áreas.
Nesse processo de decisão, todos os envolvidos precisam apresentar a mesma visão, de modo que se forme uma cadeia harmoniosa em que todas as medidas conduzam ao caminho de um resultado melhor.
O papel da tecnologia
A tecnologia da informação é o maior aliado do gestor na hora de tomar decisões. É imprescindível para uma empresa competitiva adotar uma boa ferramenta de TI, principalmente, um software de gestão empresarial ERP.
Um sistema de gestão integrada ERP é capaz de oferecer ao gestor uma visão mais integrada da empresa. Assim, todos os postos de trabalho alimentam o mesmo sistema integrado de gestão empresarial e compartilham das mesmas informações, oferecendo uma visão integrada dos processos, o que influencia na cultura da empresa e ajuda a reduzir custos.
Com o tempo o uso correto do sistema de gestão empresarial, permitirá o acesso online e realtime às informações gerenciais mais amplas e precisas, que permitirão não só o controle de todas as áreas da empresa, mas um melhor planejamento, e maior qualidade nas decisões.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!