7 perguntas mais comuns sobre bloco K sped
O bloco K sped ainda pode gerar muitas dúvidas nas empresas, uma vez que é algo relativamente novo a ser apresentado pelas indústrias. O bloco K sped foi criado com o objetivo de diminuir a sonegação fiscal das indústrias.
As diferenças de inventários irão atrair os olhos da fiscalização e o não cumprimento pode levar a multas e outras restrições. Confira então as perguntas mais frequentes sobre o assunto e entenda o que mudou!
1- Qual a obrigatoriedade de entrega do bloco K sped?
A entrega do bloco K sped é obrigatório para todas as empresas industriais e atacadistas. Deve ser enviado mensalmente o livro digital de Registro do Controle de Produção e do Estoque para a Receita Federal.
As empresas que estão enquadradas devem ter um estabelecimento industrial; exercer atividades (principais ou secundárias) que sejam classificadas nas divisões 10 a 32 da CNAE; e pertencer a uma empresa que esteja no regime de Lucro real ou Lucro Presumido, por hora as empresas do Simples Nacional ainda não estão obrigadas.
2- Quais informações requeridas pelo bloco K?
As informações que devem constar no livro digital são:
- Quantidade produzida
- Quantidade de materiais consumido por ordem de produção
- Quantidade produzida por terceiros
- Quantidade de materiais consumidos na produção por terceiros
- Movimentações internas de estoque que não estejam diretamente relacionados à produção
- Materiais de propriedade da empresa e em seu poder
- Materiais de propriedade da empresa e em poder de terceiros
- Materiais de propriedade de terceiros em poder da empresa
- Lista de materiais de todos os produtos que são fabricados na produção própria e por terceiros
3- Quais as principais mudanças nas empresas com o bloco K?
A principal mudança para as empresas é a gestão e controle de estoque e a organização financeira. Qualquer mudança operacional tanto externa como interna deve ser controlada e devidamente registrada no livro. Todos os departamentos da empresa devem estar bem alinhados para não haver perda de informação.
4- Quais as multas e punições do bloco K?
A empresa que não apresentar as informações à Receita Federal poderá ser multada, bem como ter a emissão de notas fiscais eletrônicas suspensas.
As empresas que atrasarem a entrega, a multa será de 1% sobre o valor do estoque, acrescidos de R$ 500,00 para as empresas optantes pelo Simples Nacional ou R$ 1.500,00 para optantes dos demais regimes tributários.
Para informações inexatas a multa será de 3% sobre as obrigações comerciais. No caso do recolhimento, a multa será de 100% do imposto devido, além de poder ser autuado criminalmente em função da sonegação de impostos.
5- Quais unidades de medida são exigidas pelo bloco K?
O Bloco K sped não pede cifras, mas sim quantidades usadas e itens, como saldos iniciais e finais, movimentação de estoques e insumos, ferramentas, processos e matérias-primas utilizadas na industrialização, bem como produtos individualizados.
6- O que é necessário na entrega do bloco K?
O bloco K sped amarra todas as movimentações nas Ordens de Produção, com isso podemos considerar dois itens que exigem mais preocupação por parte das empresas:
Movimentos de materiais consumidos que devem estar atrelados às Ordens de Produção. Com isso, o Bloco K sped deve evidenciar a composição de cada produto acabado.
Indústrias que terceirizam parte do processo de fabricação devem rastrear as remessas e retornos e verificar se o saldo de envio menos retorno seja sempre zero ao final de um período.
O segundo item tem muito impacto em função da forma como a empresa controla a industrialização para terceiros, pois, muitas vezes, o controle não acontece de forma precisa ou ocorre de modo irregular.
Deve-se ficar atento para que o item industrializado retorne com um novo código quando voltar de um terceiro, por já ter agregado mão de obra e materiais na produção. Além disso, o novo item deve ser cobrado como custo de industrialização.
7- Consigo apresentar informações variáveis de produção?
O bloco K sped possui um layout bem flexível que pode ser ajustado conforme as mudanças e necessidades que surgirem. Você pode substituir itens, atrelados à utilização de cada insumo dentro das ordens de produção.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- O que é bloco K e como implantar?
- Sistema ERP orientado para processos
- Reengenharia de processos de negócios
Tirou suas dúvidas sobre bloco K? Se tiver mais perguntas deixe um comentário que iremos te ajudar!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!